"Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem."

Evangelho (João 1,45-51)
Terça-Feira, 24 de Agosto de 2010


45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

Primeira leitura (Apocalipse 21,9b-14)

9bUm anjo falou comigo e disse: “Vem! Vou mostrar-te a noiva, a esposa do Cordeiro”. 10Então me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade Santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, 11brilhando com a glória de Deus. Seu brilho era como o de uma pedra preciosíssima, como o brilho de jaspe cristalino. 12Estava cercada por uma muralha maciça e alta, com doze portas. Sobre as portas estavam doze anjos, e nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. 13Havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado do ocidente. 14A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

Salmo (Salmos 144)

— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!
— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos Santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!
— Para espalhar vossos prodígios entre os homens, e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração!
— É justo o Senhor em seus caminhos, é Santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.





Homilia:


Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova

fonte: http://blog.cancaonova.com/homilia/

Hoje celebramos com toda a Igreja e festa do apóstolo São Bartolomeu. Bartolomeu e Natanael são a mesma pessoa. Entendamos isso, de imediato, para que não haja confusão de pessoas. “Natanael” significa “dom de Deus”.

Filipe leva Natanael até Jesus dizendo-lhe que havia encontrado Aquele sobre o qual falou Moisés e os profetas: Jesus de Nazaré, Filho de José. Imediatamente Natanael pergunta se pode vir algo de bom de Nazaré (cf. Jo 1,46 ). Ou seja, pode vir algo de bom de um lugar tão insignificante aos olhos humanos?

Quando Natanael chega até o Senhor é surpreendido pelo Mestre. Eis que Cristo exclama: “Eis aí um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade” (Jo 1, 47c). E o israelita pergunta ao Senhor: “De onde me conheces?” (Jo 1, 48b) e Jesus responde-lhe: “Antes de estares sentado embaixo da figueira, eu já te conhecia” (Jo 1, 48c). Que estupenda a resposta do Senhor e a profundidade desta. O que Cristo quis dizer com isso?

Jesus havia visto Natanael sentado embaixo da figueira, lendo e meditando a Torá e permitindo que aquela Palavra entrasse em seu coração; como a Palavra é o próprio Jesus Cristo – o Verbo do Pai Encarnado – é Ele mesmo que adentra o mais íntimo do coração daquele homem. E esse homem de fé [Natanael] fica encantado, estupefato com tal realidade… Ele encontra personificada aquela Palavra, a qual ele sempre colocou como guia da sua vida e do seu futuro.

Jesus é este que adentra as realidades mais profundas do coração e da alma de cada um de nós; quando permitimos este adentrar de Cristo, a nossa vida muda, mudam nossas concepções acerca de Deus, do mundo, do ser humano e de nós mesmos. Para isso, é preciso deixar o Senhor entrar. É o próprio Jesus quem diz: “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos juntos“ (Ap 3,20).

Natanael é o exemplo de discipulado no que diz respeito à abertura que devemos ter para com Nosso Senhor Jesus Cristo, para com Sua Palavra. Esta Palavra – que é o próprio Jesus – é a única realidade capaz de mostrar e desvendar a nossa identidade mais profunda e mostrar a maravilha que cada um de nós somos aos olhos do Pai.

Permitamo-nos ir até Cristo, assim como Natanael foi levado por Filipe até Ele, muitos “Filipes” Jesus coloca em nossa vida; sejamos dóceis deixando-nos ser conduzidos por esses instrumentos de Deus.

Em Natanael, como no coração de cada um, existe um anseio pela verdade, pelo sentido da nossa vida. Esta verdade é Jesus. Quando nos encontramos com o Senhor, por meio de Sua Palavra, como também por meio de cada irmão, para os quais somos chamados a nos doar e amar, aí fazemos uma experiência profunda com esta verdade que buscamos: o próprio Jesus, o sentido maior da nossa vida!



por:
Padre Bantu Mendonça K. Sayla

fonte:http://blog.cancaonova.com/homilia

São João nos apresenta um Jesus conhecedor de tudo e de todos. Que não precisa que alguém lhe conte e mostre quem são as pessoas com que Ele se relaciona. Deus conhece todas as ações humanas, e Ele é o justo Juíz, e seu Reno não terá im. O mal um dia será vencido e não mais estará presente entre os homens. Mas isto somente vai acotecer quando vereis o céu aberto e os Anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem. Todavia somos convidados ja a nos alegrarmos : por isso, alegra-te ó céu, e todos os que viveis nele. O convite é extensivo aos coros celestes, serafins, arcanjos e anjos. É Cristo quem nos chama para estar junto dele e participar de sua obra redentor.

Filipe não tinha guardado para si a grande alegria de ter tido a dita de encontrar o Messias anunciado pelos Profetas, mas comunicara-a a seu amigo Natanael, que se mostrou incrédulo em face da procedência humilde de Jesus, filho dum carpinteiro de Nazaré, quando o Messias devia ser descendente de David e procedente de Belém. Filipe não se desmoraliza com as razoáveis objecções do amigo e também não confia nas explicações que o seu próprio engenho poderia excogitar; opta por convidar o amigo a aproximar-se pessoalmente de Jesus: “vem e verás” (v. 46).

Passemos agora para o nome Natanael. Biblicamente ele é de origem semítico que significa dom de Deus. Foi um dos Doze Apóstolos (cf. Jo 21, 2). É bem provavel tenha cido Bartolomeu, o qual teria dois nomes, sendo este último um nome patronímico (filho de Tolmay), como o patronímico de Simão Pedro, Baryona (filho de Jonas). Esta identificação é deduzida dos diversos catálogos dos Apóstolos que nos deixaram os Sinópticos, onde Bartolomeu sempre se segue a Filipe, aquele Apóstolo que levou Natanael a Jesus .

Eu vi-te, debaixo da figueira”. Natanael sentiu que o olhar de Jesus penetrava os mais profundos recônditos da sua alma, pois algo de significativo devia ter passado no seu coração naquela hora e naquele local exacto a que Jesus se referia, e que só Deus podia conhecer.

Natanael é um israelita fiel à tradição da Lei, e parece não ter idéia da ruptura de João Batista com as instituições do judaísmo. A fala de Jesus a Natanael, quando estavas debaixo da figueira, eu te ví, remete ao profeta Zacarias: Naqueles dias convidar-vos-ei, uns aos outros, debaixo da figueira. (Zc 3,10). Corresponda ou não, verdade é que, Natanael vê-se descoberto e então respondendo professa a sua fé em Jesus: Mestre, Tu é o Filho de Deus, Rei de Israel. Tanto uma palavra quanto outra fazem parte dos títulos messiânicos procedentes do Salmo 2. A intencionalidade do Evangelho revela-se ao apresentar, desde a primeira hora, confissões explícitas de fé em Jesus.

E com a expressão: Então vereis o céu aberto e os Anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem, esconde e ao mesmo tempo revela duma forma muito clara e expressiva de que Jesus é o Mediador entre o Céu e a terra, ficando assim os Céus abertos para a humanidade. Ele é a porta pela qual os homens têm acesso ao Pai. É a escada de Jacob, pela qual subiam e desciam os Anjos na visão de Jacob (Gn 28,12).

Portanto assim como Natanael, reconhece em Jesus o caminho a verdade e a vida proclamemos bem alta, Senhor, tu és o Filho do Homem, o Rei de Israel, para que no final possamos ver o céu aberto e os anjos d Deus subindo e descendo sobre Ele e com Ele reinemos eternamente. Amén!

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...