"Vigiai, pois, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor."

Evangelho (Mateus 24,42-51)

42 Disse Jesus: Vigiai, pois, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor.
43 Sabei que se o pai de família soubesse em que hora da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a sua casa.
44 Por isso, estai também vós preparados porque o Filho do Homem virá numa hora em que menos pensardes.
45 Quem é, pois, o servo fiel e prudente que o Senhor constituiu sobre os de sua família, para dar-lhes o alimento no momento oportuno?
46 Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, na sua volta, encontrar procedendo assim!
47 Em verdade vos digo: ele o estabelecerá sobre todos os seus bens.
48 Mas, se é um mau servo que imagina consigo:
49 - Meu senhor tarda a vir, e se põe a bater em seus companheiros e a comer e a beber com os ébrios,
50 o senhor desse servo virá no dia em que ele não o espera e na hora em que ele não sabe,
51 e o despedirá e o mandará ao destino dos hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes.


Oração do dia

Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num só desejo, dai ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (1 Coríntios 1,1-9)
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.


1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por chamamento e vontade de Deus, e o irmão Sóstenes,
2 à igreja de Deus que está em Corinto, aos fiéis santificados em Jesus Cristo, chamados à santidade, juntamente com todos os que, em qualquer lugar que estejam, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso;
3 a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo!
4 Não cesso de agradecer a Deus por vós, pela graça divina que vos foi dada em Jesus Cristo.
5 Nele fostes ricamente contemplados com todos os dons, com os da palavra e os da ciência,
6 tão solidamente foi confirmado em vós o testemunho de Cristo.
7 Assim, enquanto aguardais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, não vos falta dom algum.
8 Ele há de vos confirmar até o fim, para que sejais irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.
9 Fiel é Deus, por quem fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.


Salmo responsorial 144/145

Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!

Todos os dias haverei de bendizer-vos,
hei de louvar o vosso nome para sempre.
Grande é o Senhor e muito digno de louvores,
e ninguém pode medir sua grandeza.

Uma idade conta à outra vossas obras
e publica os vossos feitos poderosos;
proclamam todos o esplendor de vossa glória
e divulgam vossas obras portentosas!

Narram todos vossas obras poderosas,
e de vossa imensidade todos falam.
Eles recordam vosso amor tão grandioso
e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.

Homilia:

Esta é a grande verdade na qual acreditamos, a qual foi recebida de herança enquanto revelação de Deus e é encontrada na Sagrada Escritura e na Tradição da Igreja – duas realidades que compõem o depósito da revelação: o Senhor voltará! Todavia, esta certeza não pode se transformar em objeto de desespero para cada um de nós; aliás, quando isso nos tira a paz, algo de muito sério está acontecendo conosco.

Esta certeza deve soar em nós como algo alegre, esperançoso, pois o Senhor virá na Sua segunda vez para consumar todas as coisas n’Ele. Isso é maravilhoso e, ao mesmo tempo, muito comprometedor. Nossa atenção não deve estar voltada para a vinda – objetivamente falando –, mas para aquilo que devemos ser e fazer, enquanto cristãos, para que, quando o Senhor voltar, nada seja surpresa para cada um de nós. Quero dizer: não olhemos para o dia em que o Nosso Senhor virá, mas para a nossa vida, que deve ser vivida em Deus. Desta forma, estaremos preparados para receber Aquele que é o Senhor da nossa vida.

Nunca me esqueço, meus irmãos e irmãs, de um fato maravilhoso que aconteceu em minha vida. Quando estava para entrar no seminário, às vésperas do dia de meu ingresso no seminário, aproveitei o fato de ainda estar em casa e fui visitar o meu pároco, o padre Mário Tarani, que estava hospitalizado por causa de uma enfermidade grave. Ele estava com uma infecção urinária, da qual não pôde escapar vivo; morreu alguns dias depois de minha visita.

Ao estar com ele no hospital, pela ocasião da visita, ele me perguntou: “Pacheco, meu filho, quando irá para o seminário?” Respondi-lhe, cheio de alegria: “Daqui a dois dias tenho que me apresentar no seminário; estou muito feliz, padre! Quero ser um sacerdote santo para a Igreja. Quero ser um homem santo, um padre santo como o senhor!” Ele, cheio de humildade, me respondeu: “Estou na luta pela santidade, meu filho; falta-me muito; mas vou lhe dar um conselho para você se tornar um sacerdote plenamente feliz e realizado como eu: “Tudo o que for fazer, faça com profundo amor. Na hora de rezar, reze. Na hora de estudar, estude. Na hora de dormir, durma. Na hora de comer, coma bastante, visto que no seminário a comida é muito boa! Na hora de praticar esportes, pratique-os. Ou seja, meu filho, seja todo, inteiro, em tudo que fizer, pois para cada coisa existe seu tempo e sua atenção. Tudo é necessário, importante e caminho para a santificação, até porque, antes de sermos santos, precisamos ser gente, pessoa”.

Meu Deus, saí daquela visita estupefato de tamanha alegria por aquele conselho tão simples e profundo. Quero dizer, meus irmãos e irmãs, que estar preparado para o Senhor que vem significa estarmos inteiros em tudo aquilo que Ele nos chama a viver nesta vida. Repito: não tenho de que me ocupar e me preocupar com a chegada do Senhor, mas tenho que me ocupar em viver a Sua vontade em minha vida, que passa diretamente pelo meu viver em todas as suas dimensões. Tudo o que formos chamados a viver deve ser vivido intensamente, no amor, fazendo de todas as circunstâncias da vida um meio para amar e viver a caridade para com o próximo.

Só saboreia Deus quem é inteiro em tudo na vida; quem é inteiro saberá que o Senhor não está fragmentado, ou seja, Aquele que virá já veio e encontra-se vivo no mais íntimo dos nossos corações.

Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova

fonte: http://blog.cancaonova.com/homilia/


Comentário ao Evangelho

ESTEJAM PREPARADOS!

Os discípulos foram alertados a estarem preparados para a vinda definitiva do Filho do Homem, na sua glória, a fim de julgar toda a humanidade.
Mas Jesus se recusava a determinar o dia em que isto se daria. Simplesmente insistia com os discípulos para se manterem vigilantes. Deste modo, qualquer que fosse o dia ou a hora, mereceriam ser acolhidos na glória do Filho do Homem, ou seja, o próprio Jesus, na sua condição de Ressuscitado.
Sendo que a segunda vinda do Messias demoraria a se concretizar, as comunidades cristãs podiam ser contaminadas pelo efeito negativo desta demora, correndo o risco de se deixar abater pela tibieza e pelo torpor espiritual. Assim, poderiam pôr sob suspeita sua opção pelo Reino e o projeto de vida que tinham abraçado.
O alerta para estarem continuamente preparadas para acolher o Senhor tinha o escopo de manter as comunidades cristãs engajadas no testemunho fiel de sua fé, expressa na vivência do amor e da justiça. Se, por acaso, os discípulos passassem a desacreditar no amor e a trilhar os caminhos da injustiça, seriam dignos de condenação. Pelo contrário, mantendo-se fiéis às exigências do Reino, qualquer que fosse a hora, a vinda do Filho do Homem seria para eles tempo de salvação.

Prece
Espírito de vigilância, mantém-me em contínuo alerta, vivendo o amor e a justiça, à espera do Messias Jesus que vem.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês.)
fonte: http://www.npdbrasil.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...